Unsplashed background img 1

Dahöimanazé - Tradição e Sustentabilidade

Publicado em Feb. 19, 2018, 5:53 p.m.

O Povo Xavante depende do Cerrado para sua sobrevivência física, espiritual e cultural. O Xavante valoriza os recursos naturais da mesma forma que valoriza sua existência, uma vez que é um povo caçador, coletor e sonhador. A cada ano, a população indígena cresce aproximadamente 2,5% e a pressão sobre os recursos naturais é cada vez maior. Além disso, os recursos naturais e a população sofrem grande pressão do entorno, principalmente com a expansão do agronegócio, a implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), a construção de rodovias, hidrovia, a pesca predatória e as atividades mineradoras.

Atualmente, há grande carência de estudos que gerem informações referentes à importância da área em termos de conservação do Cerrado e manutenção da cultura Xavante.

Sendo assim, após várias discussões da comunidade da aldeia Wederã (MT) no conselho tradicional, junto à Associação Aliança dos Povos do Roncador (proponente do subprojeto Dahöimanazé: Tradição e Sustentabilidade no Cerrado), constatou-se a necessidade de obter dados sobre os recursos naturais e outros aspectos ecológicos do Cerrado. A comunidade decidiu que é a hora de re-conhecer o seu território para poder preservá-lo, defendê-lo e explorá-lo de forma sustentável para as futuras gerações. Isso a partir de um plano de gestão territorial participativo/colaborativo, com coleta de dados baseada em expedições em que técnicos e comunidade revisitarão antigas áreas tradicionais, fiscalizando, reconhecendo o território e reafirmando/mantendo sua tradição.

A aldeia Wederã está inserida na Terra Indígena (TI) Pimentel Barbosa, localizada no Município de Canarara (MT). A TI é composta por, aproximadamente, 330 mil hectares de Cerrado em transição com o Pantanal e a Floresta Amazônica, formando um ecossistema de riquíssima biodiversidade. A aldeia Wederã, onde o projeto será executado, faz uso direto de aproximadamente 80.000 hectares e está localizada na porção nordeste da TI.

Resultados esperados: Elaboração de plano de gestão territorial; Realização de monitoramento da gestão e execução do projeto; Produção de vídeos de divulgação do projeto.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 194.827,00 e tem duração de 24 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais