Unsplashed background img 1

Fortalecimento Político e Institucional da Mopic

Publicado em Feb. 23, 2018, 11:45 a.m.

A Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado (Mopic) foi criada em 2004 com a finalidade de promover uma articulação política para garantia dos direitos dos povos indígenas do Cerrado, atuando por meio de uma coordenação executiva formada por dois representantes indígenas de seis estados - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Goiás e Distrito Federal.

Considerando uma área de atuação que compreende mais de 80 Terras Indígenas, 58 povos/etnias, e uma coordenação executiva composta por 12 representantes de seis estados, a Mopic tem um conjunto de desafios para implementar sua agenda política. Diante do conjunto de desafios que perpassam seus 13 anos de existência, a atual coordenação executiva empreendeu uma reflexão e planejamento para seu fortalecimento político e institucional, de modo a garantir esteio para o cumprimento de sua missão.

Assim, o presente projeto se propõe a apoiar o fortalecimento político e institucional da Mopic por meio da elaboração de um planejamento estratégico, da pactuação de acordos políticos interinstitucionais e da estruturação de ferramentas de comunicação, de modo a intensificar seu protagonismo político como organização representativa dos povos do Cerrado.

Resultados esperados: Planejamento estratégico discutido e estruturado para subsidiar as ações continuadas de fortalecimento político e institucional da Mopic; Pactuações e acordos políticos interinstitucionais firmados de modo a orientar a atuação articulada da Mopic com outras organizações representativas de povos indígenas em áreas de transição; Estruturação de ferramentas de comunicação para a disseminação de informações de ações e agendas de trabalho da Mopic, e conhecimentos produzidos sobre os povos e terras indígenas do cerrado.

Recurso e duração do projeto: O projeto que tem duração de 06 meses e conta com um recurso total destinado de R$ 150.000,00.

Janela: Fortalecimento Institucional