Unsplashed background img 1

Projeto Institucional Rede Cerrado

Publicado em Feb. 23, 2018, 11:22 a.m.

Apesar de toda sua riqueza e importância, o Cerrado e seus povos estão profundamente ameaçados. Além da degradação ambiental, o modelo de desenvolvimento em curso no bioma gera concentração de renda, êxodo rural, conflitos agrários e a violação dos direitos sociais e territoriais de trabalhadores, povos indígenas e comunidades tradicionais e locais. A invisibilidade dos povos do Cerrado, tanto em termos de existência quanto do seu papel para a conservação do bioma é outro problema a ser enfrentado pelo projeto.

Neste contexto, a Rede Cerrado vem desempenhando um importante papel, de mobilização, articulação e representação das posições dos povos do Cerrado em diversos colegiados de políticas públicas socioambientais, tais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), o Comitê Deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), entre outros.

No momento atual do país é imprescindível o fortalecimento da sociedade civil organizada. Em virtude disso, a proposta visa fortalecer a articulação institucional da Rede Cerrado de modo a qualificar sua atuação em rede e ampliar a incidência política na elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas relacionadas à promoção do desenvolvimento sustentável com respeito aos direitos de povos e comunidades tradicionais situados no bioma Cerrado.

Resultados esperados: Mobilização regional das organizações da Rede Cerrado, por meio de três oficinas regionais temáticas; Ampliação da visibilidade do Cerrado e da Rede Cerrado; Fortalecimento da Rede Cerrado em sua articulação por meio da assembleia geral realizada e coordenação presente em espaços estratégicos em defesa do Cerrado.

Recurso e duração do projeto: O valor total do orçamento proposto é de R$ 99.200,00 e a duração é de 24 meses.

Janela: Fortalecimento Institucional