Unsplashed background img 1

Sementes da Vida

Published in

Em Canarana, estado do Mato Grosso, a Associação Xavante Ripá Pimentel Barbosa une esforços pelo fortalecimento da soberania alimentar da comunidade Xavante. O projeto Sementes da Vida tem como objetivo desenvolver a autonomia e o controle dos processos da cadeia produtiva de sementes nativas e, para isto, prevê ações de estruturação de grupos coletores, construção de espaços multiusos para armazenamento de sementes, realização de feiras e divulgação das atividades.

O conceito de soberania alimentar, segundo a Via Campesina, é “o direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessíveis, produzidos de forma sustentável e ecológica, e o direito de decidir seu próprio sistema alimentar e produtivo”. Soberania, direito, liberdade: a autonomia dos territórios indígenas também passa pelo equilíbrio do meio ambiente e saúde da comunidade.

Janela: Produtivos Orientados ao Mercado


Fotos: DGM Brasil conhecendo o projeto "Sementes da Vida", proposto pela Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento. Canarana-MT