Unsplashed background img 1

Me Hi Te: Tradição que sustenta o Cerrado

Publicado em Feb. 19, 2018, 5:50 p.m.

O modo de vida dos antigos da Terra Indígena Krahô, em Goiatins (TO), era baseado na agricultura itinerante, na caça e na coleta, mas foi modificado por diferentes fatores, entre eles, o avanço da agropecuária e o crescimento das cidades, que provocaram o desmatamento no entorno, a restrição do território e a situação de confinamento. Atualmente, além da expansão do agronegócio, o território é afetado pela pavimentação da rodovia Belém-Brasília e pela a barragem do Estreito.

Todos esses fatores levaram à perda da diversidade das sementes tradicionais e dos saberes associados: as técnicas de plantio, as formas de conservação e uso, os rituais associados ao calendário agrícola. Os saberes da coleta de frutas do Cerrado também estão sendo esquecidos. Isso provocou a situação de insegurança alimentar, aumentando a dependência em relação aos alimentos provenientes dos mercados e desestimulando ainda mais as atividades agrícolas e de coleta.

Para enfrentar essa situação que afeta a segurança alimentar, a saúde, a cultura e a autonomia do povo Krahô é preciso fortalecer as ações que visam ampliar a produção das sementes e as práticas e conhecimentos tradicionais, valorizando os saberes dos agricultores, mestres rituais, cantores e pajés, assim como retomando os processos de aprendizagem tradicionais.

Assim, o projeto visa o uso, manejo, conservação e valorização da agrobiodiversidade do Cerrado, por meio da estruturação da Associação Culta Kor para a produção de polpas, oficinas de produção de polpas e saberes tradicionais, produção e plantio de sementes tradicionais nas capoeiras e roças, além da construção de sistema de irrigação.

Resultados esperados: Incremento da diversidade de espécies e variedades cultivadas nas roças e quintas da Aldeia Pé de Coco e aumento da produção para fortalecimento da segurança alimentar, saúde e autonomia da comunidade; Valorização de fortalecimento dos saberes tradicionais e práticas culturais associadas à agrobiodiversidade do Cerrado; Realização de gestão, avaliação e monitoramento do projeto.

Recurso e duração do projeto: O total do orçamento proposto ao projeto é de R$ 78.000,00 e tem duração de 24 meses.

Janela: Resposta a Ameaças Imediatas