Unsplashed background img 1

Vigilância territorial Kanela

Publicado em Feb. 19, 2018, 5:42 p.m.

O projeto Programa de vigilância territorial Kanela irá atuar na Terra Indígena Porquinhos e Terra Indígena Canela, inseridas nos municípios de Fernando Falcão e Barra do Corda, sul do estado do Maranhão. Em uma região ameaçada por invasões externas, o projeto procura fortalecer a ocupação territorial indígena, reforçando atividades de formação e etnodesenvolvimento.

A Associação Wyty Cate das comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins e a Coordenação Técnica Local da Funai de Barra do Corda assumem a condução das atividades de proteção do território e apoio à formação e execução de um sistema continuado e coordenado de vigilância territorial por parte dos próprios indígenas. Desta forma, a articulação se constrói com o propósito de fortalecer a ocupação territorial indígena de maneira segura e sustentável.

Resultados esperados: Redução das invasões das duas terras indígenas Kanela e Porquinhos por meio da fiscalização realizada no território; Conscientização de seis povoados sobre o dever de respeitar as terras indígenas; Capacitação de jovens e adultos para o monitoramento e fiscalização das TIs; Notificação dos órgãos oficiais sobre os problemas das invasões as terras indígenas Kanela e Porquinhos; Realização da gestão administrativa do projeto.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é R$ 78.000,00 e a duração é de 19 meses.

Janela: Resposta a Ameaças Imediatas