Unsplashed background img 1

News


Oficina de Apicultura e Meliponicultura é realizada para Jovens Nambikwara

No último mês, a Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras - AJINA, realizou uma Oficina de Apicultura e Meliponicultura pelo projeto “Jovens Indígenas Agroextrativistas e Protetores do Cerrado Matogrossense”, iniciativa apoiada pelo DGM Brasil que promove o protagonismo da juventude na defesa do território.

Jovens Nambikwara constroem viveiro de mudas pelo fundo DGM Brasil

Entre os dias 01 e 05 de novembro de 2019, o projeto “Jovens Indígenas Agroextrativistas e Protetores do Cerrado Matogrossense”, apoiado pelo DGM Brasil e executado pela associação de jovens Indígenas Nambiquaras-AJINA, realizou a oficina de construção do viveiro de mudas na Aldeia Barracão Queimado, município de Comodoro-MT.

II Feira Sementes e Saberes: Saúde e resistência do território A’uwe Xavante

A feira é parte do trabalho de recuperação do território tradicional Xavante, tendo como objetivo a troca dos saberes entre diferentes povos e o compartilhamento de sementes nativas, qualificando cada vez mais a formação indígena e colaborando para a melhoria da qualidade de vida e permanência dentro do território. Por: Raissa Azeredo

IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

O IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, realizado no dia 11 de setembro de 2019 em Brasília - DF. O DGM esteve presente com a tenda "Diálogos de Sustentabilidade dos Povos do Cerrado" juntamente com os subprojetos apoiados.

Festa Pajelança é realizada pelos Jovens Nambikwaras

Jovens indígenas da Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras – AJINA, realizaram entre os 03 e 04 de Setembro de 2019, a Festa Pajelança dos Povos Nambikwaras, que ocorreu na Aldeia Branca, localizada na Terra Indígena Nambikwara, município de Comodoro-MT

NOTA SOBRE AS QUEIMADAS NO BRASIL

São imensuráveis as perdas que as queimadas na Amazônia têm causado nos últimos dias. A exploração e destruição da maior floresta tropical do mundo não é recente e não é novidade, mas o rápido avanço das chamas, que tem destruído paisagens, histórias e a sociobiodiversidade reflete a atual falta de preocupação ambiental e de engajamento na preservação das nossas florestas.

Beneficiamento da produção da agricultura familiar é tema de capacitação em Montes Claros

Entre os dias 13 e 15 de maio, acontece em Montes Claros o curso de Agroindústria, voltado para organizações de todo Cerrado brasileiro que fazem parte do Projeto DGM/FIP/Brasil.

“NÃO VAMOS RECUAR!”

O Acampamento Terra Livre 2019; luta e resistência.

Índios Nambikwaras participam de Curso sobre produção de Mudas e Construção de Viveiros

Aconteceu entre os dias 19 e 20 de Abril de 2019, o curso de Capacitação sobre produção de Mudas e Construção de Viveiros de espécies Florestais nativas, Frutíferas, Planta medicinais e Hortaliças na Aldeia Davi no município de Comodoro-MT.

Artesãs do Sertão no SPFW

Dia 27 de abril em São Paulo, a estilista Flavia Aranha participa do São Paulo Fashion Week, edição 47 com desfile e a Central Veredas está produzindo peças que irão fazer parte do desfile.

Resistência Indígena no Cerrado Brasileiro

Hoje, Dia Nacional do índio, dia de lembrar e reforçar a identidade dos povos indígenas.

DGM Brasil está realizando capacitações com o objetivo de potencializar os subprojetos atendidos

O Projeto DGM-Brasil alinhado aos objetivos estabelecidos pelo DGM-Global está realizando uma série de capacitações com os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais beneficiados pelo projeto.