Unsplashed background img 1

Festa Pajelança é realizada pelos Jovens Nambikwaras

Published in Sept. 16, 2019, 10:28 a.m.

Jovens indígenas da Associação de Jovens Indígenas Nambiquaras – AJINA, realizaram entre os 03 e 04 de Setembro de 2019, a Festa Pajelança dos Povos Nambikwaras, que ocorreu na Aldeia Branca, localizada na Terra Indígena Nambikwara, município de Comodoro-MT.

A Pajelança é um prática cultural tradicional realizada em certas ocasiões com um objetivo específico de cura, magia, previsão de futuro e proteção contra maus espíritos nas aldeias. O ritual é realizado pelo Pajé indígena, que é o curandeiro e líder espiritual da aldeia, tidos como portadores de poderes ocultos, ou orientadores espirituais.

Segundo Nelmison Kithaulu, coordenador do projeto, “a Pajelança é um importante ritual tradicional do Povo Indígena Nambikwara, que precisa ser realizado para garantir cura e proteção espiritual aos povos e aldeias indígenas”.

A atividade faz parte do plano de ação do subprojeto nº 210 “Jovens Indígenas Agroextrativistas e Protetores do Cerrado Matogrossense” aprovado junto ao Edital nº 02 do Projeto DGM Brasil de 2017, e contou com a parceria de instituições e órgãos como a FUNAI, SESAI, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e COOPERMAF.

Na programação da atividades, além do ritual da Pajelança, foram realizadas atividades esportivas, exposição e confecção de artesanato, pintura corporal, comidas e bebidas típicas e apresentação de cantos e danças.

"A Pajelança é um ritual tradicional do povo indígena Nambikwara que deve ser preservado e reproduzido pelas futuras gerações.  Precisa ser desenvolvida e fortalecida com a participação da juventude indígena " concluiu o Engenheiro Agrônomo Vagner Meira Teixeira, assessor operacional.