Unsplashed background img 1

Aperfeiçoamento dos sistemas de plantio

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:43

Os indígenas Tuxá são oriundos da aldeia mãe localizada no norte da Bahia, mais precisamente na cidade de Rodelas. Após a construção da barragem de Itaparica, no ano de 1986, se instalaram no município de Ibotirama (BA). No ano de 2006, com o apoio da Funai, 25 famílias foram contempladas com uma nova área de terra, no município de Muquém do São Francisco, a qual apresenta sérios problemas de degradação ambiental. Em 2009 foi beneficiada com um projeto de irrigação, que necessita atualmente de adequações, mas não foi contemplada com as máquinas e os equipamentos agrícolas necessários ao plantio.

Tendo em vista que a comunidade já trabalha com cultivo de fruticultura irrigada (coco, banana, mamão formosa e culturas de ciclo curto como a cebola, mandioca, milho, feijão, entre outras), justifica-se a aquisição de um trator agrícola para dar suporte à produção e de ajuste técnico do sistema de irrigação - pois a captação e bombeamento do volume de água é incipiente, bem como para a construção de um viveiro de mudas nativas para recomposição da Área de Proteção Permanente com replantios de espécies florestais nativas das margens do Rio São Francisco.

Assim, por meio do projeto, a Associação dos Pescadores e Produtores Indígenas Tuxá (Appitu) será beneficiada pela aquisição de máquina agrícola e conjunto de bombeamento de água para fortalecimento das áreas de plantio, por meio de correções que garantam o sucesso do empreendimento e recuperação ambiental de áreas degradadas.

Resultados esperados: Intensificação da produção nas áreas produtivas já existentes; Melhoria nas condições de produção de culturas perenes e de ciclo curto mantidas e colhidas, tanto nas áreas irrigadas (13 ha) quanto nas áreas de sequeiros (15 ha); Recuperação de 4 hectares de Área de Proteção Permanente (APP) e enriquecimento de 7,5 hectares de quintais; Gestão, monitoramento e avaliação do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso de R$ 195.000,00 e duração de 26 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais