Unsplashed background img 1

Gestão de recursos naturais em território Xakriabá

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:50

São muitos os problemas decorrentes da degradação ambiental que vem afetando as comunidades no território indígena Xakriabá, no Norte de Minas Gerais. O desmatamento provocado pela destinação de novas áreas para cultivo da agricultura e criação de gado é um dos principais agravantes. Essas intervenções constantes, que vem ocorrendo há alguns anos nas áreas de nascentes e nos arredores, causaram a seca de seis nascentes que davam origem a outros corpos hídricos que abasteciam as populações. O uso do fogo era constante no manejo da terra. Em diversas ocasiões o fogo saiu de controle entrando nos brejos, o que acarretou a morte de espécies da flora e da fauna.

Toda a comunidade foi afetada pela falta de água nos rios, tornando-se dependente da água de poços artesianos, que vem diminuindo a vazão ao longo dos anos. Houve, também, perda da biodiversidade de espécies florestais e frutíferas, antes utilizadas para alimentação humana, de animais e como matéria prima para a produção de artesanatos, e houve extinção de muitas espécies animais que contribuíam para a subsistência das famílias. Portanto, a reparação e proteção ambiental das áreas afetadas são estratégicas para recuperar e preservar a biodiversidade, o fluxo gênico da fauna e flora, proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica da paisagem e assegurar o bem-estar das populações humanas em nosso território.

Os primeiros passos de uma longa caminhada no combate à desertificação no nosso território envolvem: a implantação de um viveiro de mudas, destinadas a recuperar as áreas improdutivas no entorno das nascentes e as áreas de recarga; o desenvolvimento de um trabalho de educação ambiental, envolvendo também a comunidade escolar para motivar mudanças nas formas de trabalhar na terra; a utilização de técnicas de enriquecimento do solo e novas alternativas sustentáveis de produção alimentar alinhada a proteção ambiental.

O projeto implantado no município de São João das Missões (MG), atua nas seguintes comunidades localizadas no território Indígena Xakriabá: as aldeias Riacho dos Buritis, Pedrinhas/Lagoinha, Olhos D’água, Pindaíbas, Itacarambizinho, Poções e Peruaçu. O território Xakriabá abrange quase 100 mil hectares de extensão e aproximadamente 10 mil habitantes, localizado às margens do rio Itacarambizinho. Serão reflorestados três hectares de áreas localizadas nas aldeias Riacho dos Buritis, Pindaíbas e Lagoinha.

Resultados esperados: Recuperação de três hectares de áreas degradadas nas aldeias Riacho dos Buritis, Lagoinha e Pindaíbas; Realização de cinco oficinas de educação ambiental nas escolas das comunidades Riacho dos Buritis, Peruaçu, Pedrinhas, Pindaíbas e Itacarambizinho; Realização da gestão, monitoramento e avaliação do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso de R$ 194.792,00 e duração de 28 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais