Unsplashed background img 1

Horta em Sistema Consorciado

Publicado em 18 de Março de 2020 às 18:16

Os indígenas Fulni-ô vivem na Bahia, na região da Serra do Ramalho, em uma área coletiva de transição de Caatinga e Cerrado de 20 hectares, na qual criam ovelhas e gado. No período das chuvas plantam feijão, milho, batata e mandioca. No entanto, com o aquecimento global, a falta de chuvas com regularidade já é uma realidade provocando perda total das lavouras de onde as famílias tiram o seu sustento. Futuramente, a tendência é o agravamento dessa situação.

Assim, o objetivo do projeto proposto pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais Indígenas Fulni-ô Agrovila 05 é envolver as famílias da comunidade indígena na produção de hortaliças, melancia, milho, feijão, maxixe, tomate, quiabo, pimentão, abóbora, entre outros, para assim criar uma rotação de culturas, as quais serão comercializadas nas feiras livres e entregues nos mercados e nas quitandas do município.

Resultados esperados: Facilitação da comercialização dos produtos nas feiras livres do município; Gestão e administração do projeto; Implantação de uma roça coletiva (horta agroecológica); Implantação da criação de galinha caipira integrado.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total orçado em R$ 119.998,80 e duração de 12 meses.