Unsplashed background img 1

Projeto Institucional MiqCB

Publicado em 23 de Fevereiro de 2018 às 11:34

Nos estados de atuação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí, diversas empresas com interesse na exploração comercial de produtos da biodiversidade têm acessado as comunidades tradicionais. Os órgãos governamentais têm considerado o advento dessas empresas como incentivo ao seu modelo de desenvolvimento e facilitam sua instalação nesses estados. Contudo, a chegada das empresas não é pacífica, pois seus interesses divergem das comunidades que vivem e utilizam os recursos de territórios específicos, como as quebradeiras de coco, indígenas e quilombolas, provocando situações de instabilidade e insegurança.

Essa situação vem mobilizando, ao longo dos anos, as quebradeiras de coco babaçu, pois só organizadas é possível fazer o enfrentamento. Hoje, o MIQCB está organizado em seis regionais, sendo que cada uma delas tem uma coordenação própria que encaminha suas agendas de luta, sendo uma no estado do Pará, uma no Piauí e quatro no Maranhão. No entanto, é grande o desafio de manter essas regionais dialogando, trocando experiência e acumulando forças, para que o movimento cresça e se fortaleça.

Portanto, o projeto proposto pela Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu tem a finalidade de fortalecer o MIQCB na realização do VIII Encontrão, que promoverá a troca de experiências entre as quebradeiras das seis regionais sobre a luta e resistência nos e pelos territórios, para manter a floresta de babaçu em pé e garantir os seus modos de vida. Na oportunidade será realizado levantamento de situações de ameaças para construção do documento denúncia que será entregue aos órgãos como Ministério Público Federal, Secretarias de Direitos Humanos, além de outros órgãos competentes. Ainda dentro do VIII Encontrão será realizada uma mesa de debate sobre a estratégia nacional para Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), entendendo o quanto a floresta de palmeiras de babaçu contribui para o sequestro de carbono da atmosfera.

Resultados esperados: Realização de seis encontros regionais das quebradeiras de coco babaçu; Realização do VIII Encontrão e definição de prioridades e plano de ação para os próximos três anos; Ampliação do conhecimento e debate das quebradeiras de coco sobre REDD+, relacionando com a preservação da floresta de babaçu.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem um orçamento de R$ 100.000,00 e duração de 22 meses.

Janela: Fortalecimento Institucional