Unsplashed background img 1

Recuperação de nascentes do Vale do Guaporé

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:43

Por meio do projeto Apoio a articulação da produção extrativista e de sistemas produtivos sustentáveis do Vale do Guaporé, a Associação do Centro de Tecnologia Alternativa (CTA) vai assessorar as aldeias indígenas Chiquitano Acorizal e Fazendinha na execução de projeto de fortalecimento ao desenvolvimento territorial em Pontes e Lacerda, no Vale do Guaporé (MT). A iniciativa pretende restaurar e proteger áreas degradadas nas nascentes do Córrego Fazendinha; melhorar e adequar o sistema de captação de água para fornecimento nas aldeias; apoiar atividades socioculturais, produtivas e de acesso a mercado.

A Associação do CTA foi fundada em 1992. Atua como organização da sociedade civil não governamental, no campo da assistência técnica e extensão rural específica para a agricultura familiar com foco em agroecologia. O CTA atua em todo estado de MT e atende cerca de 1.200 famílias. O trabalho também é pautado nos princípios da participação social (democracia), na defesa da igualdade de gênero e no fortalecimento da juventude rural.

Resultados esperados: Cercamento das nascentes do Córrego Fazendinha, com vegetação restaurada e vigiada com a presença das comunidades; Comercialização da produção e fortalecimento da identidade das comunidades; Equipamentos funcionando, caixas de abelhas povoadas gerando produção de mel; Gestão da execução e monitoramento do projeto realizados; Levantamento sobre os recursos naturais, com ênfase nos recursos hídricos elaborado e socializado.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total de R$ 195.000,00 e duração de 28 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais