Unsplashed background img 1

Rede de Sementes do Xingu Pluriétnica

Publicado em 21 de Fevereiro de 2018 às 11:14

A Rede de Sementes do Xingu se propõe a realizar um processo continuado de formação de coletores de sementes nas cabeceiras do rio Xingu (MT), para disponibilizarem sementes da flora regional na quantidade e com a qualidade que o mercado demanda; formar uma plataforma de troca e comercialização de sementes; valorizar a floresta nativa e seus usos culturais diversos, gerar renda para agricultores familiares e comunidades indígenas e servir como um canal de comunicação e intercâmbio entre coletores de sementes, viveiros, proprietários rurais e outros interessados. Dessa forma, no plano territorial da Terra Indígena Xingu (TIX), a Rede aparece como iniciativa estratégica de alternativa econômica.

Contudo, a complexidade da Rede não atende a atual perspectiva de demanda das comunidades para consolidação dos processos de produção de sementes e não repercute no aproveitamento do potencial produtivo dos grupos. Essa situação é limitante para se obter avanços que impliquem no aumento da produção e, consequentemente, obter maiores resultados relacionados à geração de renda e difusão da iniciativa para outras aldeias e povos.

Assim, a proposta Rede de Sementes do Xingu Pluriétnica tem por finalidade fortalecer a interlocução intercultural dos povos indígenas da TIX nos diversos processos da cadeia produtiva das sementes florestais, para que ocupem espaços mais abrangentes de tomada de decisão e de representação, e favorecer o aumento da produção de sementes, bem como compreender melhor as relações de gênero e econômicas que permeiam a participação dos xinguano na Rede.

As atividades serão realizadas em localidades da TIX e no município de Canarana (MT), sede da Associação Rede de Sementes do Xingu. Há ações previstas nas aldeias Piyulaga, Moygu e Arayo da etnia Waurá, Ikpeng, Yudja, nos municípios de Gaúcha do Norte e Feliz Natal (MT).

Resultados esperados: Consolidação da estrutura organizacional da TIX com a atuação efetiva dos quatro coordenadores regionais/étnicos fortalecendo a gestão interna do núcleo em consonância com a gestão da rede de sementes do Xingu, impactando o aumento da produção de sementes em 50%; Divulgação da participação das mulheres no processo de coleta de sementes.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem valor total do recurso destinado em R$ 152.500,00 e duração de 24 meses.

Janela: Produtivos Orientados ao Mercado