Unsplashed background img 1

Sementes da Vida

Publicado em 22 de Fevereiro de 2018 às 11:32

Em Canarana (MT), a Associação Xavante Ripá Pimentel Barbosa une esforços pelo fortalecimento da soberania alimentar da comunidade Xavante. O projeto Sementes da Vida tem como objetivo desenvolver a autonomia e o controle dos processos da cadeia produtiva de sementes nativas e, para isto, prevê ações de estruturação de grupos coletores, construção de espaços multiusos para armazenamento de sementes, realização de feiras e divulgação das atividades.

O conceito de soberania alimentar, segundo a Via Campesina, é “o direito dos povos a alimentos nutritivos e culturalmente adequados, acessíveis, produzidos de forma sustentável e ecológica, e o direito de decidir seu próprio sistema alimentar e produtivo”. Soberania, direito, liberdade: a autonomia dos territórios indígenas também passa pelo equilíbrio do meio ambiente e saúde da comunidade.

Resultados esperados: Gerenciamento das ações do projeto; Edificação de um espaço multiuso para produção de alimentos e armazenamento de sementes; Realização de registro audiovisual das etapas do projeto e difusão/exibição dos resultados nas aldeias da TI; Fortalecimento da cadeia produtiva das sementes florestais.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem duração de 24 meses e orçamento total no valor de R$ 156.000,00.

Janela: Produtivos Orientados ao Mercado


Fotos: DGM Brasil conhecendo o projeto "Sementes da Vida", proposto pela Associação Xavante Ripá de Produtividade e Etnodesenvolvimento. Canarana-MT