Unsplashed background img 1

Tsirãpré Dzawidzé: proteção do Cerrado

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:52

Atualmente, o território A’uwe Uptabi (Xavante) tem sofrido impactos de empreendimentos como as Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio das Mortes, que margeiam toda a Terra Indígena São Marcos, jurisdição do município de Barra do Garças (MT). Essa está a cerca de 2 km da Aldeia Namunkurá. Ao mesmo tempo, os Xavante têm vivenciado fragilidades para reconhecer e valorizar os potenciais da flora e fauna nativas, comprometendo o uso tradicional sustentável de espécies.

Diante disso, é necessário que o povo identifique suas potencialidades e suas áreas mais vulneráveis, na perspectiva de que se apropriem de técnicas de manejo sustentável dos recursos hídricos, da fauna e flora do Cerrado para proteção e gestão territorial. Portanto, a ideia é realizar um diagnóstico socioambiental por meio de laudos antropológico e ambiental da região Namunkurá, a partir do reconhecimento dos impactos dos empreendimentos implantados na região, visando a construção de estratégias de atuação e enfrentamento, e assegurando ações para empoderamento político, geracional e de gênero. As ações incluem, ainda, registros em vídeo das memórias e conhecimentos sobre a fauna, flora e recursos hídricos da região.

Conduzido pela Namunkurá Associação Xavante (NAX), o projeto Tsirãpré Dzawidzé: proteção do Cerrado envolve etnomapeamentos, destacando os locais importantes para o Povo A'uwe Uptabi. Assim, espera-se que beneficie todas as aldeias da Terra Indígena São Marcos, que abrange um total de 188.478,2600 hectares: Aldeia Namunkurá, São Luís, São Gabriel, Nossa Senhora Auxiliadora, Santíssima Trindade, Nossa Senhora Aparecida e Divina Providência.

Resultados esperados: Realização de laudo antropológico e ambiental da região Namunkurá, destacando o potencial e a vulnerabilidade ambiental do território (fauna, flora e recursos hídricos), abordando os possíveis empreendimentos e seus impactos na vida dos A’uwe Uptabi; Realização de seminários e oficinas sobre políticas públicas ambientais, territoriais e culturais, e fortalecimento da incidência política de homens, mulheres e juventude A’uwe Uptabi na defesa de seus direitos; Registro audiovisual das memórias dos anciões e anciãs sobre os locais importantes da fauna, flora e recursos hídricos da região de Namunkurá, possibilitando aproximação entre as gerações, a transmissão dos conhecimentos tradicionais e sua valorização; Realização da gestão, monitoramento e avaliação do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto conta com um orçamento total de R$ 195.000,00 com duração de 26 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais