Unsplashed background img 1

Watuhowy mananumkje’y

Publicado em 24 de Março de 2020 às 17:47

O povo Myky, grupo indígena de recente contato e falante de língua isolada, vive no estado do Mato Grosso, em uma área que abriga dois ecossistemas: a Floresta Amazônica e o Cerrado. De hábitos alimentares e culturais tradicionais, o povo Myky vem sofrendo com o desflorestamento do seu território, causado pela retirada ilegal de madeira. Com práticas de cultivos tradicionais de roças comunitárias, pesca e artesanato elaborado por meio de matérias primas existentes na região, os Myky vêm sofrendo com a retirada dos recursos naturais por madeireiros.

Com o objetivo de fortalecer a economia local, o projeto Watuhowy mananumkje’y, proposto pela Associação Indígena Myky Waypjatápja Mananukje'y, foca na comercialização dos artefatos derivados de matérias primas da região e produzidos pelos indígenas, além do monitoramento da Terra Indígena Menkü (MT).

Resultados esperados: Fortalecimento da economia tradicional Myky promovendo a geração de renda através da comercialização do artesanato; Monitoramento da Terra Indígena Menkü; Alcance do fortalecimento institucional; Execução da gestão e acompanhamento do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total de R$ 120.000,00 e duração de 12 meses.