Publicado em Feb. 19, 2018, 5:44 p.m.
A venda de artesanato constitui-se uma fonte de renda para as famílias da região do Araguaia (MT e TO), mas as mulheres são obrigadas a vender seus produtos para atravessadores que pagam um preço muito baixo. Assim, o objetivo principal do projeto é o fortalecimento da atuação produtiva e comercial das mulheres e jovens Karajá, por meio de ações de aprimoramento das peças e elaboração de uma estratégia de comercialização eficiente.
Dessa forma, prevê oficinas e consultoria para gestão administrativa (físico e financeira) da instituição proponente, gestão da produção e comercialização dos produtos, fortalecimento de estratégias de divulgação e construção de forno. Busca também o fortalecimento institucional da Casa de Cultura Karajá que, além de ser um espaço de exposição e comercialização, está investindo em um movimento de resgate e manutenção da cultura inỹ (Karajá).
O projeto Fortalecimento da produção e comercialização dos produtos artesanais das mulheres indígenas na região do Araguaia será desenvolvido na Terra Indígena Karajá, que se estende por quatro municípios: Formoso do Araguaia (TO), Lagoa da Confusão (TO), Luciara (MT) e Santa Teresinha (MT), envolvendo um total de 12 aldeias e uma área de 1.253.800 hectares.
Resultados esperados: Artesanatos diversificados (cerâmica, madeira, palha e grafismo) e de melhor qualidade; Fortalecimento institucional da Casa de Cultura Karajá; Desenvolvimento e implementação da estratégia de acesso a mercados.
Recurso e duração do projeto: O projeto tem orçamento de R$ 155.452,00 e duração total de 28 meses.
Janela: Produtivos Orientados ao Mercado