Unsplashed background img 1

Cerrado: colhendo seus frutos e protegendo o bioma

Publicado em March 13, 2020, 2:15 p.m.

O projeto O Cerrado: Colhendo Seus Frutos e Protegendo o Bioma, da Associação da Comunidade Indígena Kaxixó (ACIK), tem como intuito a preservação das nascentes localizadas no território indígena Kaxixó, entre os municípios de Martinho Campos e Pompéu, na região central do Estado de Minas Gerais, além da construção de uma cozinha comunitária para o beneficiamento dos frutos do bioma Cerrado da coleta extrativista, como pequi, mangaba, jatobá, cagaita, araticum, murici, japecanga, além de produtos da agricultura familiar.

Dessa forma, o projeto busca promover e organizar a cadeia produtiva agroextrativista de artigos da sociobiodiversidade disponíveis no território indígena, incluindo produtos artesanais e artísticos, melhoria no processamento para comercialização, aquisição de equipamentos e insumos para coleta, beneficiamento, comercialização e ampliação para o mercado consumidor local.

Outra ação desse projeto é o desenvolvimento de um Plano de Proteção de Nascentes de forma articulada com órgãos públicos e instituições que possam contribuir com as capacitações junto à comunidade Kaxixó. A ideia é realizar a gestão da água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso, com a finalidade de evitar a escassez e a crise hídrica na região.

Resultados esperados: Elaboração de plano de proteção das nascentes; Construção de cozinha para o beneficiamento dos frutos da coleta extrativista e outros produtos da agricultura familiar.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 120.000,00 e duração de 12 meses.