Unsplashed background img 1

Festejos Kalunga

Publicado em Feb. 19, 2018, 5:41 p.m.

Proposto pela Associação de Educação do Campo do Território Kalunga e Comunidades Rurais (Epotecampo), município de Cavalcante (GO), o projeto vai potencializar o acesso aos festejos Kalunga nas regiões de Vão do Moleque e Vão das Almas – momentos de encontro e afirmação da identidade cultural quilombola. Para isso, desenvolverá ações para minimizar impactos ambientais nas áreas dos festejos, protegendo rios e córregos e desenvolvendo ações como tratamento de lixo orgânico, instalações de tecnologias ambientais voltadas a Permacultura, e elaboração de plano de gestão territorial e ambiental.

O Território Quilombola Kalunga foi reconhecido como sítio histórico que abriga o Patrimônio Cultural Kalunga pelo estado de Goiás em 1991, e hoje abriga cerca de 4 mil pessoas em um território de mais de 230 mil hectares. Proteção ao Cerrado e valorização da cultura e protagonismo quilombolas: combatendo impactos ambientais, o projeto conduzido pelos Kalunga também objetiva o fortalecimento das comunidades na elaboração do seu plano de gestão territorial e ambiental das áreas de Festejo.

Resultados esperados: Realização de gestão operacional do projeto; Elaboração do plano de desenvolvimento de turismo sustentável; Fortalecimento da Identidade cultural dos Festejos Kalungas e suas manifestações religiosas e tradicionais; Elaboração de plano de gestão ambiental e projeto arquitetônico para as duas áreas de festejos (vão de almas e vão do moleque).

Recurso e duração do projeto: O projeto tem duração de 25 meses e recurso total destinado de R$ 195.000,00.

Janela: Gestão de Recursos Naturais