Unsplashed background img 1

Capacitação de Lideranças Quilombolas na EnREDD++

Publicado em Feb. 23, 2018, 10:58 a.m.

A Estratégia Nacional para Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (Enredd+) do Brasil é resultado de um processo de construção que envolveu diferentes setores da sociedade entre 2010 e 2015. No entanto, alguns segmentos não foram convidados a participar, como é o caso das comunidades tradicionais quilombolas. O objetivo geral dessa estratégia é contribuir para a mitigação da mudança do clima por meio da eliminação do desmatamento ilegal, da conservação e da recuperação dos ecossistemas florestais e do desenvolvimento de uma economia florestal sustentável de baixo carbono, gerando benefícios econômicos, sociais e ambientais.

Ainda hoje, a participação da sociedade civil representando Povos e Comunidades Tradicionais é ínfima nos espaços de discussão de REDD+, do ponto de vista da diversidade dos segmentos, uma vez que dos 28 segmentos que compõem o Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), apenas indígenas, povos de terreiro, ribeirinhos e extrativistas estão incluídos. Portanto, é inexistente a representação das comunidades tradicionais quilombolas, que ficam à margem dos debates, reflexões e atuação no tema.

Assim, a proposta de autoria da Associação Nacional Quilombola para Cooperação - Negra Anastácia visa fortalecer lideranças quilombolas do Cerrado na Estratégia Nacional para REDD+, firmando a identidade e os conhecimentos tradicionais, a fim de incidir politicamente e efetivamente nos espaços de discussão do tema.

Resultados esperados: Produção de materiais pedagógicos, sobre REDD+ em comunidades quilombolas; Capacitação de lideranças quilombolas sobre REDD+ e ampliado sua compreensão e atuação no tema.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total destinado de R$ 100.000,00 e duração de 23 meses.

Janela: Fortalecimento Institucional