Unsplashed background img 1

Fortalecendo o Agroextrativismo no Cerrado

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:47

A Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (Coopcerrado) tem buscado, ao longo de sua trajetória, fortalecer e ampliar o número de produtos da sociobiodiversidade manejados e organizados de forma comunitária em rede, voltados para atingir os principais mercados institucionais e privados. Além disso, trabalha formas de agregar valor aos produtos, a citar: a marca própria Empório do Cerrado e a Certificação Participativa do Extrativismo Sustentável Orgânico.

Criada em 2002, a cooperativa envolve mais de 4.000 famílias do Cerrado brasileiro nos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocantins e comercializa 200 produtos do agroextrativismo desse bioma. No entanto, hoje ainda enfrenta problemas devido à falta de recursos voltados para a cadeia de produtos da sociobiodiversidade, seja no aspecto tecnológico como também de capital de giro. Nos últimos anos tem-se observado a necessidade de garantir maior tempo de prateleira dos produtos e o principal desafio é não utilizar conservantes que fazem mal para a saúde.

Assim, o projeto Fortalecendo o Agroextrativismo no Cerrado tem como componente apoio ao desenvolvimento tecnológico na cadeia do agroextrativismo do baru, pequi e jatobá, por meio da aquisição de equipamentos que proporcionem melhor conservação dos produtos in natura e processados, como também desenvolvimento de novos produtos para o mercado institucional e convencional. Esse maquinário para processamento dos produtos será instalado na área industrial da cooperativa, que fica localizada no município de Goiânia, em uma área de 46.000 m². Dessa maneira, será possível a melhoria das condições de oferta do produto bem como o desenvolvimento de novos produtos para os consumidores, diversificando e potencializando as fontes de renda.

Resultados esperados: Beneficiamento do baru, do jatobá e do pequi com nova tecnologia; Aquisição de equipamentos qualificados de beneficiamento de frutos do Cerrado.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem recurso total de R$ 156.000,00 e duração de 24 meses.

Janela: Produtivos Orientados ao Mercado