Unsplashed background img 1

Geraizeiros seguem na luta para preservar a vida

Publicado em 19 de Fevereiro de 2018 às 17:51

A expansão da fronteira agrícola no Norte de Minas Gerais, a partir da década de 70, com o objetivo de levar o “progresso” para essa região, considerada “atrasada”, trouxe os monocultivos de eucalipto em terras concedidas principalmente em áreas de chapadas, as quais foram desmatadas. Nesse contexto, os geraizeiros ficaram encurralados nas terras de uso familiar. Essa mudança no uso do território teve consequências graves, como a diminuição dos recursos naturais que garantiam a segurança alimentar e a vida geraizeira. Mas o principal impacto foi a escassez hídrica. As áreas de monocultivo de eucalipto transformaram drasticamente essa região. Muitos rios, córregos e nascentes que eram perenes se tornaram intermitentes ou secaram.

Assim, algumas comunidades começaram a lutar contra o desmatamento na região, com a água como principal bandeira. Foi então que as comunidades Água Boa II, Riacho de Areia, Roça do Mato, Vale do Guará, Água Fria, Buracos perceberam que suas lutas eram comuns e que juntas poderiam lutar por uma reserva que protegesse seus territórios. Depois de mais de 12 anos de luta, foi criada em 2014, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Nascentes Geraizeiras, com cerca de 38.177 ha, nos municípios de Montezuma, Rio Pardo de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo.

Após a criação da RDS, percebe-se que a água é ainda a principal preocupação das comunidades, pois muitas nascentes permanecem vulneráveis e as Áreas de Preservação Permanente degradadas. Com o intuito de restabelecer as microbacias de forma abrangente, o Conselho Rural de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais da Fazenda São Modesto está desenvolvendo o projeto Água dos Gerais, aprovado no primeiro edital do DGM Brasil, que inclui a recuperação das áreas de recarga e das veredas. A ideia é contribuir para a melhoria da gestão e uso dos recursos hídricos pelas comunidades. Assim, pretende-se refletir sobre o contexto hídrico desse território, construindo um processo de capacitação que envolva a compreensão da atual situação, por meio de mapeamentos participativos, formação nos principais conceitos e elaboração de um plano de ação em comunidades estratégicas com potencial de replicação.

Resultados esperados: Capacitação de membros do conselho gestor e de quatro comunidades da RDS Nascentes Geraizeiras para a recuperação, proteção e gestão hídrica, buscando fazer a ponte entre os conhecimentos mais técnicos e os conhecimentos tradicionais; Recuperação de áreas de preservação permanente com sistemas agroflorestais; Recuperação de vegetação nativa nas áreas de recarga; Cercamento de nascentes; Realização de diagnóstico das microbacias da RDS Nascentes Geraizeiras; Construção de bacias de captação de águas pluviais; Realização da gestão do projeto.

Recurso e duração do projeto: O projeto tem orçamento de R$ 194.730,00 e duração de 24 meses.

Janela: Gestão de Recursos Naturais