Unsplashed background img 1

Gestão de recursos naturais do Quilombo do Cedro

Publicado em

A degradação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) na região da Comunidade Quilombola do Cedro, município de Mineiros, estado de Goiás, interfere na qualidade da água, ocasionando a redução e, consequentemente, a falta de tal recurso. Registra-se ainda a retirada da vegetação nativa e o livre acesso do gado às nascentes dos córregos do Cedro e Rio Verde.

Há aproximadamente 15 anos ocorre a falta de manejo florestal e ambiental nas terras do Quilombo Cedro, comprometendo os recursos hídricos. O território não possui estruturas de conservação do solo, apresentando problemas como as graves erosões, mudanças na paisagem e compactações do solo, causadas pelo pisoteio do gado e a má utilização de implementos agrícolas que impedem a infiltração da água da chuva e assoreiam as nascentes dos córregos do Cedro e Rio Verde.

Diante de tais problemas, surge a proposta da Associação Quilombola da Comunidade Cedro de ajudar a reverter a degradação de áreas nativas do Cerrado, recuperando a biodiversidade, o solo e os recursos hídricos, integrando tecnologias sustentáveis, educação ambiental e participação comunitária ativa.

Janela: Gestão de Recursos Naturais