Unsplashed background img 1

Projeto Rowê

Publicado em 13 de Março de 2018 às 10:16

A Terra Indígena Xerente, com a proximidade de cidades vizinhas e da capital Palmas (TO), vem a cada dia sofrendo impactos ambientais e culturais, resultando na desvalorização da cultura e dos conhecimentos transmitidos de geração a geração. Essas agressões ocorrem há mais de 250 anos, quando se iniciaram os contatos com os não indígenas. Muitos roubos de madeiras e a presença de pescadores e caçadores clandestinos em suas áreas requerem uma resposta imediata, principalmente nas faixas de fronteiras, locais mais afastados.

Em função disso, o Projeto Rowẽ, proposto pelos indígenas Xerente através da União Indígena Xerente (Unix), se dedica à proteção de nascentes e campos rupestres já identificados no território tradicional. A iniciativa também prevê a construção de um centro de revitalização da cultura e visitação, no qual os visitantes da aldeia poderão entrar em contato com dinâmicas e apresentações culturais, além de servir como espaço para se estabelecer acordos comunitários para a gestão ambiental do território e receber, hospedar e alimentar os visitantes, que contribuirão com pagamentos e taxa para ajudar na manutenção e sustentabilidade socioambiental das TIs Xerente e Funil, propiciando autonomia e independência para enfrentar os problemas.

Para isso, o subprojeto visa o envolvimento das comunidades indígenas na gestão ambiental e territorial, educação ambiental de jovens, homens e mulheres, com participação direta dos anciões. E com o envolvimento dos parceiros pretende assegurar estrutura e meios de captação de recursos que possibilitem autonomia do povo Xerente e maior efetividade na conservação de recursos naturais e vitalidade do seu modo de vida. Sem o apoio há um grande risco de se perder os recursos naturais, as paisagens, os campos rupestres e, sobretudo, a sua história e cultura.

O líder Xerente Srewe da Mata Brito, representante do Comitê Gestor Nacional do DGM Brasil, é também representante da Unix, organização proponente do Projeto Rowẽ.

Resultados esperados: Realização de gestão administrativa do projeto, com fortalecimento institucional da União Indígena Xerente - UNIX, Divulgação das atividades e ampliação de redes de parceiros; Construção do Centro de Fortalecimento da Cultura e visitação, que servirá para celebrar a cultura, estabelecer acordos comunitários na gestão ambiental do território.

Recurso e duração do projeto: O valor total do recurso destinado ao projeto é de R$ 156.000,00 e a duração do projeto é de 24 meses.

Janela: Produtivos Orientados ao Mercado