Unsplashed background img 1

Resgate do amjoquin do mecyre e me entowaje

Publicado em 24 de Março de 2020 às 17:33

Na medida em que o avanço tecnológico chegava nos grandes centros urbanos, avançava também no interior, chegando inclusive nas terras indígenas. No maranhão esse avanço causou grandes impactos na comunidade indígena da Aldeia Nova Gavião (MA). Houve um processo de perda de identidade, como a perda língua materna e das festas tradicionais do povo Gavião.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da comunidade, frear a perda da língua materna e retomar as festividades da comunidade, como por exemplo a Festa Rurut e festa do milho (PON HY PRY), a Associação Comunitária Indígena da Aldeia Nova - Município de Amarante do Maranhão propõe com o projeto “Resgate do amjoquin do mecyre e me entowaje”, o fortalecimento e a preservação da cultura Indígena Gavião. Além disso, deve-se realizar oficinas com as mulheres para retomada das pinturas e cânticos indígenas.

Resultados esperados: Promover o resgate das festas tradicionais da cultura da aldeia nova gavião; Gerenciamento e acompanhamento do projeto.

Recurso e duração do projeto: O recurso total destinado ao projeto é de R$ 120.000,00 e a duração prevista para realização do projeto é de 12 meses.