CAA/NM e BNDES celebram contrato de até R$ 4,65 milhões para a Fase 2 do Projeto DGM Brasil

Banner Notícia

Publicado em 2 de Janeiro de 2024 às 17:19

O CAA-NM juntamente com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) celebram a aprovação do apoio não reembolsável de até R$ 4,65 milhões, por meio do Fundo Socioambiental do Banco, para projetos de desenvolvimento verde e resiliência climática no Cerrado. Com este apoio a estimativa é que, ao todo, 2 mil famílias sejam beneficiadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas e tradicionais por meio do projeto DGM Brasil.

 

O DGM/Brasil, que integra o DGM Global, é um fundo de apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro, fazendo parte do Programa de Investimento Florestal (Programa DGM/FIP/Brasil). Este fundo apoia projetos que evitam o desmatamento e a degradação do Cerrado, que promovam a proteção, a conservação dos recursos naturais (especialmente florestais) e a inclusão social. 

 

Através destes projetos, são fomentadas ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Nesta etapa atual do DGM Brasil, será divulgado o Edital III, na qual será integralmente financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é integralmente financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do seu BNDES Fundo Socioambiental. O BNDES Fundo Socioambiental tem por objetivo apoiar investimentos de caráter social, nas áreas de geração de emprego e renda, saúde,educação, meio ambiente e/ou vinculadas ao desenvolvimento regional e social.

 

Cabe pontuar que trata-se da segunda fase do Projeto DGM Brasil (Mecanismo de Apoio a Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado Brasileiro). A primeira fase teve um investimento total de 6,5 milhões de dólares em 64 iniciativas de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais localizadas em 10 estados do bioma Cerrado (FIP/Banco Mundial). Num período de execução de 07 anos (2015-2022), onde ao todo são 34.780 beneficiários envolvidos, sendo 11.041 mulheres, 9.925 jovens e 3.326 anciões. E apresentou resultados positivos significativos para o Cerrado e seus Povos. 

 

Acesse o contrato firmado entre o CAA/NM e o BNDES, e os demais documentos nos links abaixo:

Contrato BNDS e CAA-NM - DGM Brasil Fase II

Estatuto Social CAA-NM

Relação Nominal de Dirigentes - CAA-NM

 

“A continuidade do Projeto DGM Brasil é um esperançar e traz fôlego aos PIQCTs deste bioma tão importante. Essa parceria com o BNDES soma por apoiar ações efetivas junto aos Povos e Comunidades que são os verdadeiros protagonistas do Projeto num todo. Este investimento espelhado com o Banco Mundial contribuirá diretamente para o  zelar pelo bioma Cerrado, e para as Comunidades onde no cuidar de seus territórios, cuidam deste bioma que impacta em todos os outros e reflete na qualidade de vida coletiva.” (CAA-NM/AEN)