Publicado em 10 de Junho de 2024 às 16:12
Durante os dias 6, 7 e 8 de junho a Associação de Fecho de Pasto de Clemente em conjunto com o ISPN e o ICMBio e apoio do DGM Brasil realizaram um Curso de Manejo Integrado do Fogo, na comunidade de Praia, município de Correntina - BA. Participaram desse curso as associações e comunidades de Fecho de Pasto do Vale do Rio Arrojado e demais organizações e comunidades que fazem parte dos projetos do GEF -7 Paisagem Produtivas do Oeste da Bahia.
O curso surge da necessidade de formação e discussão das comunidades a cerca do Manejo Integrado do Fogo - MIF, os Fechos sofrem com incêndios acidentais e criminosos e são os fecheiros e fecheiras responsáveis por ações preventivas, exemplo, aceiros, educação ambiental e pelo combate e controle de incêndios, pois são quem cuidam e conhecem o território. Outra discussão que tem sido levantada pelas comunidades é como usar o fogo de maneira assertiva e intencionalizada para proteção das áreas coletivas e desenvolvimento de espécies do cerrado, pois nessa perspectiva o fogo nem sempre é o vilão, mas para fazer o uso do fogo de forma correta é necessário conhecimento, resgatar os saberes ancestrais e aliar as tecnologias e conhecimentos atuais e uma legislação estadual que discuta medidas contra os incêndios e que valorize e reconheça os saberes ancestrais sobre manejo do fogo e desenvolva ações junto as comunidades e territórios.
Imagens dos participantes na tendo apresentações e trabalhos de grupos, na sala durante o curso. (Fotos: Sonara Barreto)
Nas comunidades do Vale do Rio Arrojado existe uma brigada comunitária para combate de incêndio que nos últimos períodos foi imprescindível. Para atualizações, formação e troca de experiência, o curso contou com a Brigada Voluntária Ambiental de Cavalcante, trazendo as experiências de combate de incêndio no cerrado e reforçando a importância do envolvimento das comunidades nessas ações.
Atividades do curso e visita no território, (Fotos: Sonara Barreto)
Para o Projeto DGM Brasil, um dos principais objetivos é o apoio para fortalecer a formação e preservação dos territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, no Cerrado brasileiro. No território das comunidades de Fecho de Pasto, o DGM Brasil já apoiavam iniciativas, desde a primeira fase do projeto e agora, o apoio e as ações comunitárias continuam através do subprojeto de consolidação, "Guardiões do cerrado em Pé - em defesa do território das comunidades tradicionais de fecho de pasto", que foi aprovado na segunda fase do edital do DGM.
Debater o MIF é uma dos meios das comunidades de Fecho de Pasto contribuir para a conservação do Cerrado em pé, com autonomia, responsabilidade e conhecimento sobre o bioma e o modo de vida de um povo.
Crédito do texto: Cleidiane Moreira Barreto