Oficinas de divulgação envolvem DGM e Povos do Cerrado

Banner Notícia

Publicado em 8 de Março de 2016 às 09:56

De 23 de fevereiro a 05 de março, a equipe DGM Brasil esteve em Brasília-DF, Imperatriz-MA e Cuiabá-MT realizando oficinas de divulgação do edital do projeto, que segue aberto até 25 de abril. Em cada oficina, cerca de 50 participantes, incluindo organizações de apoio e representativas e Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais do Cerrado brasileiro estiveram presentes, e puderam conhecer melhor todos os pontos do DGM Brasil. Foram apresentados objetivos e metodologias, além de esclarecidos itens do edital, que apoiará projetos propostos e geridos pelos Povos do Cerrado, financiando ações a partir de três tipos de projeto, sendo estes: gestão de recursos naturais, acesso a mercados e respostas a ameaças vividas pelas comunidades.

A inovação do DGM Brasil se manifesta no próprio desenho do projeto, que permite que se fortaleçam organizações e lideranças de Povos do Cerrado. É o que observa Estevão Kura Bakaeri, representante da União das Nações Indígenas: "é um programa diferentes dos outros, que visa o protagonismo dos atores e comunidades. Vai ser importante as próprias comunidades apresentarem suas demandas". Manoel Kalunga, presidente da Associação Moradores do Quilombo Kalunga, afirma: "Se a gente já tinha a noção de não desmatar, agora estamos vendo que realmente não dá. E o projeto [DGM Brasil] é de grande importância porque está focado nas nossas necessidades de preservação ambiental".

Além de divulgar o projeto, as oficinas também foram um momento de encontro, celebração cultural e afirmação política. Foram fortalecidos os laços entre Povos e reafirmadas pautas de reivindicações e necessidades vivenciadas por estas comunidades. A importância de trabalhar pela preservação do bioma Cerrado também foi lembrada pelos participantes. "[A oficina] está sendo um processo importante, para esclarecer e tirar dúvidas. O Cerrado está precisando ser preservado. O natural das comunidades do Cerrado é preservar o ambiente, e por isso é importante esse apoio agora", lembra Maria de Fátima Alves, apanhadora de flores sempre vivas.

 

O edital DGM Brasil está aberto até 25/04. Informe-se sobre o projeto e envie sua Manifestação de Interesse!

Contato: edital@dgm.org.br