Realizada a VII Reunião do Comitê Gestor Nacional do Projeto DGM Brasil – fase II

Banner Notícia

Publicado em 19 de Setembro de 2024 às 20:00

Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2024, em Brasília – DF, foi a realizada a 7ª Reunião do Comitê Gestor Nacional (CGN) do Projeto DGM Brasil – fase II, com a presença dos membros e membras do CGN, a equipe do CAA-NM e Banco Mundial.

Foram tratadas diversas pautas referentes às atualizações de informações dos subprojetos que estão em fase de execução, análise das propostas pré-aprovadas dos projetos enviados, recentemente, referentes ao terceiro edital do DGM Brasil, em parceria com o BNDES, além de planejamento, avaliação e acordos para a continuidade das ações.

  

  

Imagens dos participantes durante a reunião. Fotos: Valdir Dias

 

A partilha sobre eventos e atividades que aconteceram e que tiveram a participação do DGM, também foram apresentadas na reunião, assim como debates que objetivaram alternativas de fundos de investimentos que possibilitam o subsídio de futuros projetos para Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais. Em um dos momentos, os participantes receberam a visita da Nature Invest, que é uma plataforma de arrecadação coletiva no Brasil dedicada a projetos socioambientais, para apresentação e conhecimento do CGN, visando apoio e parceria.

  

Representante da Nature Invest fazendo apresentação. Fotos: Valdir Dias

 

Para finalizar, foi feita a renovação da coordenação do CGN, na qual era representada pelo presidente Mayk Arruda e pela suplente Anália Tuxá, que conduziram por 2 anos. Hoje foi atualizada, sendo Hiparidi TopTiro, indígena Xavante, como presidente e Maria de Lourdes, catingueira, como suplente. 

  

Momento simbólico de passagem e renovação da nova coordenação do CGN. Fotos: Valdir Dias

                

Nova coordenação do CGN: Presidente Hiparidi TopTiro e suplente Maria de Lourdes . Fotos: Valdir Dias

Como de costume, para além dos trabalhos e pautas, a reunião é também um momento místico de interação, afeto e conexão entre os participantes. Onde há povos tradicionais reunidos, há diversidade, cultura e construção coletiva, unificando o compromisso para o bem viver das comunidades e conservação dos biomas e vida do planeta. 

  

Momento místico e reza da Cacique Anália Tuxá durante a reunião. Fotos: Valdir Dias