Resultado Final dos subprojetos aprovados do Projeto DGM Brasil Fase II e Relatos das Visitas de Checagem

Banner Notícia

Publicado em 17 de Julho de 2023 às 16:49

Após um processo criterioso de avaliação, seleção e visitas de checagem, o CGN (Comitê Gestor Nacional) do Projeto DGM Brasil, aprovou na última reunião realizada nos dias 28 e 29 de junho em Brasília/DF as propostas apresentadas nos Editais I – Novos e II -  Consolidação, desta fase II.

Em apoio a 22 subprojetos desenvolvidos por povos indígenas e comunidades tradicionais ao longo do Cerrado brasileiro. Os subprojetos têm por foco fortalecer ações de preservação socioambiental deste importante bioma e fortalecimento dos seus Povos.

Durante as visitas de checagem, membros (as) do CGN e da Agência Executora Nacional (CAA-NM) puderam ir aos territórios para entendimento das realidades das aldeias/comunidades apresentadas nas Manifestações de Interesse aos editais.

Junto às visitas de checagem aconteceram as incidências das Redes que compõem o CGN (APOINME, UNIX, VITY, MOPIC, CONAQ, ARA, REDE CERRADO, ARTICULAÇÂO ROSALINO GOMES DE PTCs) onde lideranças que representam os Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais puderam acompanhar de perto as ações, falar sobre as Redes e a relevância delas na busca por direitos dos PICTs, e abrir portas para que mais comunidades as conheçam e as busquem para somar e fazer resistência em defesa de seus territórios tradicionais e da biodiversidade que os compõem.

Neste aspecto a liderança indígena Hiparidi Toptiro (MOPIC) falou da sua experiência nas visitas, na qual relata que acompanhar as visitas possibilitou novos entendimentos da realidade dos parentes indígenas. Jhonny Martins (CONANQ), liderança quilombola, falou dos desafios que os quilombos enfrentam, de modo específico os quilombos urbanos, como é o caso de uma das comunidades visitadas, pontua a relevância do apoio aos projetos em viabilizar ações que fortaleçam as comunidades em vários aspectos, podendo ainda revigorar a juventude, por ter também esse aspecto. A liderança quebradeira-de-coco Babaçu, e também poetisa, Dona Maria do Socorro (MIQCB) com poesia e sensibilidade relatou sua vivencia e suas observações, destacando os impactos, desigualdades e ameaças diversas que os PCTs enfrentam e ressaltou a riqueza cultural e ambiental dos povos, que tiveram uma recepção calorosa com toda a equipe, e manifestaram um esperançar no projeto.

Assista ao curta documentário sobre as visitas de checagem.:


As propostas selecionadas para serem contempladas estão disponíveis para consulta. Acesse o link abaixo para ter acesso ao arquivo contendo as propostas selecionadas:

PROPOSTAS APROVADAS - EDITAL DGM/BRASIL Nº 1 – FASE 2 – NOVOS SUBPROJETOS

PROPOSTAS APROVADAS - EDITAL DGM/BRASIL Nº 2 – FASE 2 – CONSOLIDAÇÃO