Resultado Final da Seleção do 2º edital DGM Brasil

Banner Notícia

Publicado em 17 de Julho de 2018 às 09:22

A iniciativa DGM Brasil divulga o resultado final de seu segundo edital, que apoia iniciativas distribuídas por todo o Cerrado brasileiro e apoiadas em quatro eixos estratégicos: Práticas agroecológicas; Consolidação e diversificação de mercados e resgate cultural; Recuperação dos recursos naturais degradados; Promoção da Gestão Territorial e Ambiental em Territórios de Povos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais.

Serão mais de R$ 2 milhões investidos em projetos que visem à conservação e desenvolvimento sustentável de territórios e culturas dos povos indígenas, comunidades tradicionais e quilombolas do Cerrado brasileiro. Com isso, o DGM Brasil totaliza o apoio a 64 projetos, 60 via processo seletivo, quatro por meio de carta convite enviada a redes formadas pelos diversos povos do Cerrado. No total, serão mais de R$ 6 milhões investidos no ‘berço das águas’ da América Latina.

O processo de seleção contou com 106 manifestações de interesse inscritas. Dessas, 67 foram recebidas online (inscrições feitas no site) e 39 encaminhadas pelo correio. Ao todo, foram pré-selecionadas 11 iniciativas indígenas, 4 quilombolas e 4 de comunidades tradicionais.

Após as visitas de checagem realizadas pela equipe-chave e integrantes do Comitê Gestor Nacional às iniciativas, de maio a julho de 2018, foi possível avaliar as salvaguardas socioambientais e dados qualitativos/quantitativos, chegando-se ao resultado final. Ao todo, são 18 propostas selecionadas no edital DGM Brasil, sendo que uma 19ª proposta, cujos dados levantados não foram suficientes para avaliação, aguarda a realização de nova visita de checagem. O próximo passo é a realização das oficinas de elaboração de projetos. Essa atividade será realizada em agosto, nas cidades de Montes Claros (MG), Brasília (DF) e Cuiabá (MT).

Clique aqui para acessar a lista das manifestações de interesse aprovadas no 2º edital do DGM Brasil.